Santos venceu Vitória e rebaixamento foi confirmado
No ‘memórias santistas’ de hoje, traremos à tona um dos anos mais criticados por parte dos torcedores do Santos, haja vista a “mão amiga” dada ao Palmeiras. No ano de 2014, sem chances de título ou classificação para a Libertadores da América, o Peixe rebaixou o Vitória. Porém, o triunfo foi fundamental para que o alviverde se mantivesse na elite nacional.
Em jogo válido pela 38ª rodada do Campeonato Brasileiro, o Santos visitou o Vitória no Barradão, mas apenas para cumprir tabela. Em contrapartida, o rubro-negro baiano precisava vencer o embate a todo custo, já que a permanência na Série A dependia da façanha. Porém, sob o comando do técnico Ney Franco, o Leão sucumbiu por 1 a 0, decretando novo descenso em sua história.
Cadenciando a partida a todo instante, o Santos surpreendeu a todos ao ajudar o Palmeiras a fugir da queda para a segunda divisão. Com gol de Thiago Ribeiro nos acréscimos, o Vitória foi projetado à 17ª posição com 38 pontos, enquanto o alviverde paulista ocupou a posição acima com dois pontos a mais. No mais, o Peixe finalizou a temporada em nono lugar, resultado de 15 triunfos, oito empates e 15 tropeços.
Atual situação do Santos
Com a rivalidade escalonando ao decorrer dos anos, outra ajuda como a realizada em 2014 dificilmente será colocada em evidência. Após a realização de nove rodadas no Brasileirão, o Palmeiras surge na liderança da Série A 2025 com 22 pontos, enquanto o Santos amarga a 19ª colocação com cinco. O drama vivido por Neymar e companhia projeta o alvinegro a maus lençóis.
Embora o Campeonato Brasileiro esteja em seu começo, o futuro do Santos passou a ser pauta entre torcedores e imprensa. De acordo com o Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais, as chances de queda do Peixe são de 58.9%. Isso porque está a quatro pontos de desvantagem do primeiro time fora do Z-4, o Vitória.