Oficial: SAF e Venda do Santos foi confirmada
Embora a renovação contratual de Neymar seja um assunto recorrente nos bastidores do Santos, a transformação para Sociedade Anônima de Futebol não fica para trás. Reconhecendo a fragilidade financeira da instituição, o presidente Marcelo Teixeira confirmou a venda da SAF. Contudo, evitou falar sobre prazos e destino do alvinegro diante da empreitada.
Outrora reconhecido por deter uma das melhores categorias de base do país, o Santos projeta retomar o protagonismo diante da venda da SAF. Além de investir no centro de treinamento, o alvinegro busca também elevar a gestão profissional. Durante participação no evento Sport & Business Summit, o mandatário do Peixe revelou estar estudando os projetos diante da mudança de curso.
“O Santos passou por dificuldades, em especial em gestão. Queríamos fazer uma transformação, seja como SAF ou como clube associativo, mas uma gestão profissional. Não será de Marcelo Teixeira ou da atual gestão [a decisão]. Acredito que não seja o momento de estar no mercado como SAF, mas chegará o momento. O objetivo principal é revelar talentos, tirar um jovem de uma situação de riscos para torná-lo um ídolo”, explicou o presidente.
Apesar de não pensar em assumir o status de Sociedade Anônima de Futebol no momento, o Santos passou a ser o centro das atenções com o retorno de Neymar. Ao longo dos últimos meses, um fundo árabe sondou a possibilidade de adquirir porcentagens do clube que revelou Pelé. No entanto, as conversas cessaram, mas não foram descartadas.
Projeções para o futuro do Santos
Pressionado devido ao baixo nível apresentado por jogadores na atual temporada, Teixeira foi enfático ao projetar dias melhores. Embora o rebaixamento tenha sido uma mancha na história da instituição, o mandatário utilizou a Série B como lembrete de que o descenso não será mais aceito. No mais, enalteceu o comprometimento do departamento de futebol em buscar jogadores de ponta no mercado.
“Colocamos o Troféu da Série B na mesa executiva para que ninguém nunca se esqueça que passamos por esse momento. O resultado prático é você colocar em ritmo uma gestão, seus objetivos, exigir metas sendo alcançadas e consigamos deixar o amadorismo de lado para colocar o lado prático-profissional. E, assim, alcançamos. Fomos buscando no mercado alternativas para melhorar nossa receita buscando valores para cumprir nossas obrigações”, disse.